WIE ÁREA1 - Perguntas Freqüentes 


Início   |   IEEE   |   WIE Internacional   |   Grupo de Afinidade WIE ÁREA1   |  O Ramo Estudantil  |    Notícias    |   Projetos   |   FAQContato
Menu
»
»
»
»

FAQ (Frequently Asked Questions) - Perguntas Freqüentes
Seguem abaixo alguns questionamentos freqüentes sobre o IEEE e o WIE Affinity Group. Para outras dúvidas, entre em contato conosco.

1) O que é o IEEE?
2) O que é o WIE (Women In Engineering)?
3) Quem pode participar do WIE?
4) O que é necessário para participar do WIE?
5) Quantos integrantes existem no WIE ÁREA1?
6) Que projetos estão em andamento?
7) Por que participar do WIE?
8) Tenho que ser membro IEEE para fazer parte do WIE?
________________________________________________________

1) O que é o IEEE?

IEEE, Institute of Electrical and Electronics Engineers (Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos), é uma instituição sem fins lucrativos de incremento da Engenharia, sediada nos EUA, e que possui ramificações por todo o mundo. O IEEE é uma organização totalmente hierarquizada, que vai das Regiões (a Região 9, por exemplo, contempla a América Latina e o Caribe) aos Ramos Estudantis, que são representações do IEEE nas Instituições de Ensino Superior que tenham o curso de Engenharia (só aqui em Salvador temos seis Ramos Estudantis ativos); o IEEE entende que uma Faculdade ou Universidade é um pólo de conhecimento e possui um público-alvo em potencial para se envolver com atividades técnicas e não-técnicas ligadas à Engenharia.

topo

2) O que é o WIE (Women In Engineering)?

WIE, Women In Engineering, é uma sociedade do IEEE, entre as mais de trinta existentes, que visam encorajar e promover atividades relacionadas com a participação das mulheres na Engenharia. São palestras, workshops, cursos, mini-cursos, congressos e concursos de artigos técnicos que desenvolvem habilidades e capacitam futuras engenheiras, estimulando inclusive o lado científico e acadêmico das graduandas.

topo

3) Quem pode participar do WIE?

Preferencialmente mulheres, que estejam cursando Engenharia (áreas afins também são aceitas), mas homens também podem participar, auxiliando a encorajar as futuras engenheiras nessa idéia.

topo

4) O que é necessário para participar do WIE?

É necessário ser membro IEEE, estudante ou profissional, e comungar das propostas do grupo.

topo

5) Quantos integrantes existem no WIE ÁREA1?

Atualmente estamos em processo de formação de nosso Grupo de Afinidade. Temos pelo menos dez pessoas envolvidas, de vários cursos de Engenharia: Elétrica, Computação, Ambiental, Produção, Mecatrônica...

topo

6) Que projetos estão em andamento?

O projeto-piloto da WIE ÁREA1 é o Indústria do Futuro: baseia-se na idéia de repensar os processos de produção de uma indústria automobilística (a princípio), em cima de princípios como eficiência energética, desenvolvimento sustentável, responsabilidade social, respeito ao meio ambiente e melhor qualidade de vida para todas as pessoas. Leia mais.

topo

7) Por que participar do WIE?

- É um grupo de afinidades que visa fortalecer e encorajar a participação e desenvolvimento técnico (capacitação profissional) das mulheres na Engenharia;
- É uma das vantagens de ser membro IEEE;
- Conecta você a uma rede infindável de contatos por todo o mundo;
- Dá respaldo e suporte para realização de eventos com relação ao tema Mulheres Na Engenharia;
- E muito mais.

topo

8) Tenho que ser membro IEEE para fazer parte do WIE?

Sim, é fundamental uma vez que o WIE é uma sociedade do IEEE.
ste é o website do Grupo de Afinidade Mulheres na Engenharia (WIE Affinity Group) do Ramo Estudantil IEEE ÁREA1. Este grupo ainda está em formação e precisamos de você, futura engenheira, para que possamos oficializá-lo e realizar nossas atividades.

topo