
O IEEE, Institute of Electrical and Electronics Engineers (Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos), é uma organização mundial essencialmente técnica, que possui ramificações por todo o mundo, em Instituições de Ensino Superior (IESs) que ofereçam principalmente o curso de Engenharia. Apenas em Salvador, no estado da Bahia, são seis Ramos oficiais em atividade: ÁREA1, Unifacs, UFBA, CEFET/BA, FTC e Ruy Barbosa.
O IEEE é a maior sociedade tecno-profissional do mundo, e é responsável pela publicação de mais de 30% de toda a literatura de Engenharia Elétrica, Eletrônica e Computação (com expansão para cursos recém-formados, como Mecatrônica, Produção e Ambiental). Aproximadamente, 70% das grandes novidades tecnológicas e científicas dessas áreas são publicadas pelo IEEE antes de se tornarem produtos.
É ainda líder no avanço de tecnologia, fomenta a prosperidade global pelo estímulo da inovação tecnológica, beneficiando as carreiras de seus membros e promovendo sua integração em uma comunidade global de profissionais de Engenharia Elétrica e áreas correlatas.
É também uma organização internacional, sem fins lucrativos, sediada nos E.U.A, formada em 1963, pela junção de outras duas sociedades existentes, a AIEE (American Institute of Electrical Engineers, fundada em 1884) e a IRE (Institute of Radio Engineers, fundada em 1912). Uma curiosidade interessante é o símbolo IEEE: O losango lembra o experimento do pára-raios de Franklin e a seta lembra que se o sentido da corrente elétrica num fio condutor for na direção desta seta (dedo polegar, por exemplo), o campo elétrico em derredor do condutor é no sentido dos demais dedos da mão, tendendo a "abraçar" esse condutor.
O IEEE promove os processos de criação, desenvolvimento, integração, compartilhamento e aplicação do conhecimento tecnológico e científico através de congressos, publicações e mídia eletrônica, e é também responsável por estabelecer padrões técnicos.
Informações extraídas do website www.ieee.org